Equipamento

O equipamento para a prática de Kendo foi desenvolvido de modo a assegurar a protecção do praticante de lesões e acidentes graves. O equipamento consiste:

– Nas roupas tradicionais para a prática de Kendo, chamadas Hakama e Kendo-gi;
– Numa armadura para a protecção do praticante, denominada por Bogu;
– Uma espada feita de tiras de bambu, chamada Shinai;
– Um sabre de madeira chamado Bokken.

É de referir que o equipamento de Kendo é obtido gradualmente ao longo da prática.

Roupa para prática:

Hakama:

Hakama é uma peça de roupa tradicional japonesa, semelhante a uma saia. Existem vários tipos de Hakama, enquanto que a Hakama de mulher é simplesmente uma saia, as de homem já têm uma divisória parecendo mais uma calça pregada. É usada normalmente por cima de um Kimono. Hoje em dia, a Hakama é usada em ocasiões formais (casamentos, cerimónias de chá, funerais) assim como na prática de artes marciais tradicionais como: Aikido, Kendo, Kyudo e mais.

Diz-se que as 7 pregas de um Hakama representam as setes virtudes do Bushido que são:

Gi – a decisão acertada;
Yu – bravura;
Jin – amor universal, benevolência com a humanidade, compaixão;
Rei – cortesia, atitude correcta;
Makoto – sinceridade, veracidade;
Meyo – honra;
Chugi – devoção, lealdade.

Kendo-gi:

O Kendo-gi, também denominado Keiko-gi, é uma espécie de Kimono usado para a prática de Kendo, sendo um casaco fabricado em algodão liso ou trançado. A sua textura ajuda a proteger de golpes extraviados, assim como ajuda a absorver o suor mantendo o corpo seco. As cores mais usadas são azul-escuro e branco.

Protecções para a prática:

Bogu:

O Bogu é uma armadura especialmente fabricada para a prática de Kendo com o intuito de proteger todas as partes do corpo susceptíveis a serem atingidas por ataques. Encontra-se dividida em quatro peças:

dsc_0103

Men – Protecção para a cabeça
Do – Protecção para o torso
Kote – Protecção para as mãos e antebraço
Tare – Protecção da cintura

O Men tem como função proteger o pescoço e a cabeça. É fabricado em tecido reforçado e couro, a sua face consiste em várias barras de metal horizontais (aço, duralumínio ou titânio) desde do queixo até ao topo da cabeça limitando o campo de visão do praticante. O Men contém cordas denominadas Himos que servem para apertar e segurar o Men na cabeça.

O Do é o protector de torso que cobre a parte frontal e lateral deste, protegendo-o de golpes. Normalmente é feito de resina plástica, bambu e em casos raros de madeira. Tradicionalmente pintado de preto, o Do também pode surgir em outras cores, dependendo do gosto do praticante.

O Kote trata-se de uma luva feita em tecido reforçado e couro que protege as mãos e pulsos de golpes e embates. O Kote apenas tem uma divisória separando o polegar dos restantes dedos, limitando assim a mobilidade destes. Mesmo assim é suficientemente maleável para permitir uma pega forte, firme e confortável do shinai.

O Tare é um cinto fabricado do mesmo tipo de material que o Men, tem duas fitas que servem para apertar e segurar o Tare à cintura. O Tare contém várias placas de material reforçado que oferecem protecção adicional ao praticante. Os praticantes de Kendo por norma colocam um Zekken na placa central do Tare, para se identificarem. O Zekken é uma peça de tecido que pode conter informação sobre o Kendoca como o seu nome, país, clube etc.

Armas:

800px-shinai_english_labellingShinai:

O Shinai é uma espada para a prática de Kendo feita de tiras de bambu ou material sintético (fibra de carbono). A sua forma de construção foi desenvolvida de modo a minimizar a dor e lesões durante os treinos, assim os praticantes podem treinar à vontade sem ocorrerem acidentes graves. O Shinai contém várias peças de couro (Tsukagawa, Nakayui e Sakigawa) e um fio chamado Tsuru, estas peças servem para unir as várias tiras de bambu ou material sintético.
Existem muitos tipos diferentes de Shinais variando no peso e na distribuição deste ao longo do Shinai.
É importante a conservação do Shinai e deve certificar-se o seu bom estado antes de utilizá-lo para evitar que ocorram acidentes.

Bokken:

3-intersecting-black-bokken-900x900O Bokken é um sabre usualmente feito com madeira de carvalho, muito semelhante a uma Katana real. É utilizada em várias artes marciais, Kenjutsu, Aikido, Kendo, como substituto do sabre real para segurança dos praticantes. Em Kendo o Bokken é utilizado para praticar os exercícios básicos e na prática de katas (formas), que são simples simulações de duelos já pré-definidos. O uso do bokken permite aos praticantes habituarem-se à curvatura e tamanho da lâmina de um sabre, já que a “lâmina” do Shinai é ligeiramente maior e direita.

Vídeos sobre Equipamento:

O Sensei Taro Ariga (7º Dan Kyoshi, seleccionador nacional) colocou uns vídeos no youtube para ensinar a vestir e tratar do equipamento correctamente:

Vestir Hakama e Kendogi
Como colocar o Tenugui
Vestir o Bogu
Tirar o Men
Tirar o Do e o Tare
Dobrar a Hakama e Kendogi

Anúncios