O Clube

616402_10201120372026021_894663073_ologo-2O Fudoshin – Clube de Kendo de Leiria foi fundado em 2009 e desde então tem trabalhado incessantemente em desenvolver e divulgar o Kendo no distrito de Leiria. Porquê o Kendo? Essencialmente pelo seu equilibro entre o desenvolvimento fisíco e mental.
Para além de uma actividade desportiva, o Kendo é uma arte de formação de carácter. Ao contrário da maioria das artes marciais e desportos de combate, o Kendo evoluiu ao longo do tempo numa transição do seu aspecto bélico obsoleto para se tornar maioritáriamente numa actividade de desenvolvimento pessoal e fisíco. Esta evolução teve um foco mais acentuado após a Segunda Guerra Mundial, e tornou possível a globalização do Kendo.

 

Em 1975, a All Japan Kendo Federation formulou e publicou o “Conceito e Propósito do Kendo”:
Conceito:
O Kendo é um caminho para disciplinar o carácter do Homem através da aplicação dos princípios da katana.
Propósito:
Moldar a mente e o corpo.
Cultivar um espírito vigoroso,
E através de um treino correcto e rigoroso,
aspirar ao aperfeiçoamento na arte do Kendo.
Valorizar a cortesia e a honra.
Relacionar-se com os outros de modo sincero.
E procurar aperfeiçoar-se constantemente.
Assim será capaz
De amar o seu país e sociedade;
De contribuir para o desenvolvimento da cultura;
E de promover a paz e a prosperidade entre todos os povos.

rl-kendo-campeonato_22_11_2013Esta ênfase no desenvolvimento pessoal do praticante de Kendo é um dos pontos fulcrais do nosso clube.
Apesar de poucos anos de existência o nosso clube já apresenta uma história rica em eventos e um palmarés cheio de títulos e troféus. Desde cedo aproveitamos a centralidade de regiaodeleiria_26_nov_2010Leiria para nos candidatarmos à organização de eventos nacionais, ao longo dos anos fomos conseguindo atrair a presença de atletas de todo o país assim como estrangeiros em diversos eventos como treinos da Selecção Nacional, campeonatos e estágios internacionais. O sucesso destes eventos permitiu uma relação estável e saudável não só com a imprensa local, que nos tem ajudado bastante e que dura até aos dias de hoje, mas também com a Câmara Municipal de Leiria que nos tem apoiado sempre que necessitamos.
Os nossos atletas participam frequentemente em estágios e eventos tanto nacionais como internacionais, isso permitiu-nos ao fim de poucos anos atingir sucesso nos quadros competitivos nacionais e colocar elementos na selecção nacional a representar Portugal nos campeonatos da Europeus e Mundiais.
No entanto para além da competição o objectivo principal do nosso clube passa por seguir os princípios definidos do Kendo e acima de tudo o desenvolvimento pessoal e fisico dos nossos praticantes.dl-kendo-campeonato_21_11_2013

 

noticia

 

 

 

 

 

 

Anúncios